GUIA: Atributos - Parte 1



Boas pessoal,

Este é o primeiro de uma série de guias sobre Football Manager que vou postar ao longo do tempo. Vamos comecar pelos atributos.

Os atributos são utilizados para avaliarmos o quão bom um jogador é no jogo. Todos os atributos são avaliados entre 1 e 20, sendo 1 o pior e 20 o melhor nessa categoria em particular (com excepção do Jogo Sujo e Propensão para Lesões). O que significa que se um jogador tem 20 no drible então ele é diabólico a driblar o adversário, mas se ele tiver um 20 em Finalização é um matador de classe mundial.

Há 5 categorias de atributos - físicos, técnicos, mentais, guarda-redes e atributos escondidos.


Atributos Físicos

Aceleração - A habilidade que o jogador tem de chegar á sua velocidade máxima no mais curto espaço de tempo. Portanto, este atributo está directamente ligado à Velocidade.

Agilidade - A habilidade que um jogador tem para ser capaz de virar e mover em direções diferentes e em diferentes níveis de ritmo ou velocidade. É associado à Aceleração, Velocidade e Equilíbrio, atributos que se combinam no motor de jogo quando um jogador está a correr com a bola nos pés.

Equilibrio - Esta é a habilidade que um jogador tem de manter a sua estabilidade e de se manter em pé com ou sem a bola.

Impulsão - Isto refere-se ao quão alto um jogador pode chegar no ar com cabeça depois de um salto. Um jogador de altura elevada tem probabilidade de ter um maior atributo de Impulsão do que de um jogador de baixa estatura, pois os de altura elevada serão capazes de chegar mais alto devido à vantagem da altura.Há muito o engano de se pensar que a altura de um jogador é usada juntamente com o seu atributo de Impulsão para se calcular se ele vai ganhar muitas bolas de cabeça. Isto está errado, porque a altura do jogador já foi levada em conta para lhe ser atribuido o valor que tem na Impulsão.

Condição Física Natural - Isto determina o nível de base do físico do jogador. Este atributo afecta a probabilidade de que o jogador seja capaz de jogar no seu pico antes de ficar cansado e a probabilidade que ele tem de ficar lesionado. Também afecta a capacidade de recuperação do jogador. O quão rápido ele recupera a condição depois de uma partida ou lesão é dependente deste atributo.

Velocidade - Esta é a velocidade máxima de um jogador. Resistência e Condição Física Natural determinam por quanto tempo ele é capaz de manter a sua velocidade máxima durante um jogo.

Resistência - Este atributo está directamente ligado à Condição Física Natural e é a habilidade do jogador para suportar a actividade física por um período de tempo sustentado. Jogadores com Resistência alta serão capazes de jogar ao seu mais alto nível por mais tempo.

Força - Esta é a habilidade que um jogador tem para exercer a sua força física sobre um adversário.

0 comentários: